Published On: novembro 26th, 2020355 words1.8 min read

Vamos destrinchar como aparece a Bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro:

Bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro

➡️ Bicicletas, triciclos, handbikes e outras variações são TODOS considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas ❗e prioridade sobre os automotores.

➡️ Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: […] os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

✅ Portanto, pedestres têm prioridades sobre ciclistas e ciclistas sobre os demais veículos.

➡️ 100% das pessoas que responderam a enquete dos stories afirmaram que já foram fechadas por carros. E adivinhem? Isso tá muito errado ⚠️ e nosso direito é previsto em lei. Art. 38.: “durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas.”

➡️ “Art. 192: Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista […]: Infração – grave; Penalidade – multa.”

✅ O que significa que o carro que chegar perto de relar na gente tá cometendo uma infração GRAVE e deve rolar MULTA neles! 🤜 Lembrando que a distância lateral ao ultrapassar a bike é de ➡️ um metro e cinqüenta centímetros ⬅️ de acordo com o Art. 201. Assim, não respeitar esse distanciamento e “tirar fina” é
uma infração – média com penalidade de penalidade – multa.

Entretanto…

De acordo com o Art. 244:
❌ Somos proibidas de circular em vias de trânsito rápido (em Santos apenas a Av. Bandeirantes e Av. Marginal da Via Anchieta), salvo onde houver faixas de rolamento próprias.
❌ Não podemos conduzir passageira ou passageiro fora da garupa ou do assento especial a ela/ele destinado;

✅ Lembrem-se que buzina, espelho e “sinalização” na frente, atrás, dos lados e nos pedais (que pode ser entendida por refletivos) são obrigatórios pelo CTB.

🚲 Bastante coisa sobre a Bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro, né? Mas ainda falta! 😵 No Instagram temos a parte 2.

Leave your comment

Related posts